quarta-feira, 2 de junho de 2010

O computador não ensina nada sozinho

SOBRE OS PEQUENOS
Limites
Cabe aos pais cuidar para que em casa também haja um bom uso do computador pelos seus filhos. Veja como encontrar um equilíbrio entre a proibição e a omissão:
Pequeninos
Até os 7 anos as crianças não devem usar o computador com o objetivo de realizar tarefas. O equipamento precisa ser tratado como um brinque­do, e utilizado raramente e por poucos períodos, só quando a criança tiver curiosidade. Depois dessa idade ela tem capacidade cognitiva para entender o compu­tador como um auxiliar na educação.
Tempo
O computador não é uma babá. As crianças e os jovens devem usar a ferramenta por períodos determinados. Não há uma regra sobre o tempo de uso para cada faixa etária, depende muito das atividades exigidas na escola e de um trato entre os pais e os filhos, mas a rotina e a limitação é importante.
Vigiar sim, proibir não
De nada adianta proibir vários sites se o adolescente pode acessar em outros locais. O melhor é conversar sobre os conteúdos – o que é bom ou ruim e quais os motivos para isso – e vigiar sempre, mesmo que de longe.
Copiar e colar
Em pesquisas, é importante ressaltar o aspecto ético. As informações estão em sites seguros? O conteúdo está sendo copiado ou está sendo consultado?
Fonte: Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo, coordenadora de pesquisa e iniciação científica da Universidade Tuiuti
Texto retirado da Gazeta do Povo - Ensino 

Nenhum comentário:

Postar um comentário